quarta-feira, 10 de março de 2010

Cantinho das Curiosidades e Receitas para a Páscoa!



Esta Coelha com quase 1 metro de comprimento é reconhecida pelo Livro dos Recordes como o Maior Coelha do Mundo!Ela chama-se Alice,pertence à raça gigante de flandres,conquistou o posto que antes era ocupado pela Mãe dela,Amy de 81 centímetros.A mãe de Alice,morreu horas antes,de participar de um Programa de Tevê Italiano,em Maio de 2009.Para manter a forma com seus 99 centímetros,Alice come diariamente duas maçãs,uma cenoura,um repolho e uma tigela com variados alimentos secos.A dona da maior coelha do mundo é a inglesa Annette Edwards de 56 anos,que vive em Worcester,na Inglaterra,onde tem outros sete animais da mesma espécie.

Quem disse que Páscoa só é sinônimo de chocolates? Nem sempre! A maioria das Famílias,costumam-se reunir para trocar Presentes,Ovos de Páscoa,realizar Orações e Participar de Grandes Ceias em comemoração à Ressurreição de Jesus Cristo!
Pensando nisso,organizei algumas receitas típicas da época e algumas delícias que estão nas mesas das Famílias do Brasil!



" CEIA DE PÁSCOA!"















Período de alto consumo de chocolates, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas por crianças e adultos ansiosos pelos costumeiros ovos à base de cacau. Tanto que o ato de presentear amigos e familiares com a guloseima, já se tornou uma tradição nacional! Mas nem só de chocolate, é marcada a festa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus. EXISTEM OUTROS ATRIBUTOS SAGRADOS, ARRAIGADOS À ESTA DATA!

Na hora do almoço, nada melhor do que uma mesa farta, com opções de pratos que agradem aos mais diferentes paladares. Melhor ainda, se esse momento for regado de Amor,Carinho,Diálogo e que transmita uma sensação de aconchego e conforto! Para auxiliar nessa prazerosa tarefa, a tradicional marca Dona Benta, líder no mercado brasileiro de farinhas e misturas para bolo, preparou um cardápio especial composto por receitas salgadas e doces para cada uma das etapas da refeição!

Para abrir o apetite, sirva uma leve Focaccia de alecrim acompanhada por salada de camarão, tomate e rúcula. Como prato principal, um saboroso macarrão ao molho de bacalhau e lasanha com tomates assados. Na sobremesa, opte por um delicioso bolo com merengue e castanha-do-pará. Para quem não consegue resistir aos prazeres do chocolate, a dica é oferecer aos convidados uma bela torta trufada.

Confira abaixo algumas receitas elaboradas pela marca Dona Benta, especialmente para que você possa reunir toda a família ao redor da mesa no domingo da Páscoa:

*FOCACCIA DE ALECRIM

















*Ingredientes:

1 envelope de Fermento Biológico Seco Instantâneo FERMIX (10g)

4 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional DONA BENTA TIPO 1

1 colher (sopa) de açúcar

1 ¼ xícara (chá) de água

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sobremesa) de sal

Cobertura

½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem

sal grosso a gosto

alecrim a gosto



*Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o FERMIX com 2 colheres (sopa) da farinha DONA BENTA, o açúcar e 3 colheres (sopa) de água. Deixe descansar por 5 minutos. Junte o restante da água, o sal, o azeite e a farinha DONA BENTA, misturando bem. Sove a massa, em superfície lisa e enfarinha, até ficar lisa e homogênea. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa em duas porções e abra cada porção com rolo até atingir cerca de 1 cm de espessura. Coloque em uma assadeira e arrume para que cubra toda a superfície. Deixe descansar por mais 20 minutos. Repita a operação com a outra porção. Faça marcas com os dedos, formando várias depressões em toda a massa. Regue com azeite, salpique sal grosso e o alecrim. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar bem dourada.

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 2 focaccias




*SALADA DE CAMARÃO, TOMATE E RÚCULA



















*Ingredientes:

1 embalagem de MACARRÃO DE SÊMOLA COM OVOS DONA BENTA PARAFUSO

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

500g de camarão rosa médio limpo

1 dente de alho picado

2 xícaras (chá) de tomate-cereja cortado ao meio

1 ½ xícara (chá) de folhas de rúcula

Suco de 1 limão siciliano

Sal e pimenta-do-reino a gosto



*Modo de preparo:

Prepare o macarrão DONA BENTA conforme as instruções da embalagem. Escorra bem e deixe esfriar em um recipiente grande e raso. Enquanto isso, aqueça o azeite e doure os camarões até ficarem rosados. Junte o alho e refogue por 3 minutos. Desligue e reserve. Em um recipiente, misture o macarrão frio com o refogado de camarão, os tomates e tempere com o suco de limão e sal e pimenta. Para servir, misture a rúcula.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 8 porções



*PENNE AO MOLHO DE BACALHAU












*Ingredientes:

3 dentes de alho picados

½ xícara (chá) de azeite de oliva

1 cebola grande picada

1 embalagem de MACARRÃO DE SÊMOLA COM OVOS DONA BENTA PENA

600g de bacalhau dessalgado, sem as espinhas e desmanchados em lascas

1 xícara (chá) de azeitonas pretas inteiras

½ xícara (chá) de cheiro verde picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de creme de leite fresco



*Modo de preparo:

Frite o alho no azeite quente, junte a cebola e refogue em fogo brando. Enquanto isso, prepare o macarrão DONA BENTA conforme instruções da embalagem. Acrescente as lascas de bacalhau e refogue por 5 minutos. Junte as azeitonas, o cheiro verde e tempere com sal e pimenta. Adicione o creme de leite fresco e misture bem. Escorra bem, acrescente o macarrão e misture delicadamente com o molho. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Sugestão: se desejar uma receita mais cremosa, adicione molho branco à preparação.




*LASANHA COM TOMATES ASSADOS











*Ingredientes:

12 tomates maduros

2 dentes de alho picados

1 colher (café) de folhas de tomilho fresco

½ colher (café) de folhas de alecrim

1 colher (café) de orégano fresco

Pimenta-do-reino a gosto

1 colher (sobremesa) de sal

2 colheres (sopa) de açúcar

½ xícara (chá) de azeite de oliva

½ embalagem de MACARRÃO DE SÊMOLA COM OVOS DONA BENTA LASANHA

1 colher (chá) de folhas de manjericão picadas

500g de queijo mussarela fatiado

Para gratinar

Queijo parmesão ralado a gosto



*Modo de preparo:

Tempere o tomate com o alho, as ervas, a pimenta, o sal e o açúcar. Passe para uma assadeira grande, regue com o azeite e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, de 30 a 40 minutos. Corte em pedaços menores e reserve. Cozinhe a lasanha DONA BENTA conforme instruções da embalagem.

Montagem: em um refratário médio, intercale camadas de folhas de lasanha DONA BENTA, tomate assado e mussarela, até acabarem os ingredientes. Finalize com parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter bem. Retire o papel e deixe gratinar.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 8 porções




*BOLO COM MERENGUE E CASTANHA-DO-PARÁ















*Ingredientes:

3 ovos

1 ½ xícara (chá) de açúcar

½ colher (chá) de essência de baunilha

½ xícara (chá) de leite

¾ xícara (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de FARINHA DE TRIGO TRADICIONAL DONA BENTA TIPO 1

3 colheres (chá) de FERMENTO EM PÓ TRADICIONAL DONA BENTA

1 xícara (chá) de castanha-do-Pará triturada


*Recheio

1 colher (sobremesa) de amido de milho

1 xícara (chá) de leite

3 gemas

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de castanha-do-Pará triturada

Merengue

3 claras

6 colheres (sopa) de açúcar

Castanha-do-Pará picada a gosto



*Modo de preparo:

Numa batedeira, bata os ovos com o açúcar, em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a essência de baunilha, o leite e o óleo, batendo rapidamente, só para misturar. Junte a farinha DONA BENTA e o fermento DONA BENTA e misture delicadamente. Acrescente a castanha e mexa bem. Coloque em uma fôrma redonda média (24cm) e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito no centro, esse saia limpo. Deixe esfriar.

Recheio: enquanto isso, dilua o amido com o leite e misture com o restante dos ingredientes. Leve ao fogo brando e deixe engrossar, mexendo sempre. Reserve.

Merengue: bata as claras em ponto de neve e, aos poucos, acrescente o açúcar (a colherada) e bata bem até incorporar e formar picos. Reserve.

Montagem: corte o bolo ao meio, formando dois discos. Espalhe o recheio sobre um deles e cubra com o outro disco. Distribua o merengue por toda a superfície do bolo e salpique castanha triturada.

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 18 porções



*TORTA TRUFADA DE CHOCOLATE


*Ingredientes:

Massa

1 xícara (chá) de FARINHA DE TRIGO TRADICIONAL DONA BENTA TIPO 1

½ xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de manteiga

1 ovo inteiro

1 colher (sopa) de água gelada

Recheio

1 tablete de chocolate ao leite picado (170g)

1 tablete de chocolate meio-amargo picado (170g)

1 embalagem de creme de leite

2 colheres (sopa) de conhaque






















*Modo de preparo:

Em um recipiente, junte a farinha DONA BENTA com o açúcar e a manteiga e, com as pontas dos dedos, faça uma farofa. Junte o ovo, a água e misture até formar uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar em geladeira por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e forre uma fôrma de fundo falso com 21cm de diâmetro. Com um garfo, fure toda a superfície e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até a massa ficar corada. Esfrie e reserve.

Recheio: derreta os chocolates em banho-maria e misture com o creme de leite. Junte o conhaque e mexa até ficar uniforme. Despeje sobre a massa fria e resfrie por 30 minutos antes de servir.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 8 porções








*DICA COZINHA DONA BENTA:




* Leia sempre a receita toda, antes de começar a prepará-la.
* Separe todos os utensílios solicitados e os ingredientes nas medidas, pesos e temperaturas indicadas.

*Veja sempre o prazo de validade dos produtos na hora da compra !!!



Feliz Páscoa com os Produtos Dona Benta! E Coma bastante chocolate! Ah!Não esqueça de deixar pra mim!

Reijane Passos


Nenhum comentário:

Postar um comentário