sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma das Mulheres que mais luta por Qualidade na Alfabetização!





Para quem acredita na Educação e a encara com seriedade,o nome Emília Ferreiro não soa "estranhamente!" Com certeza!



"Reflexões sobre Alfabetização" foi o meu grande despertar para as "MAZELAS DA ALFABETIZAÇÃO!" Ao ler este livro percebi o quanto "Fazemos de contas",que alfabetizamos as nossas crianças no Brasil! E talvez,em todo o Mundo!


Nesta obra maravilhosa Emília Ferreiro não nos oferece uma "Fórmula mágica" para ensinar os nossos alunos e filhos a Ler e Escrever,mas sim,nos permite e nos estimula a repensar métodos,técnicas e acima de tudo,nos orienta com muita experiência e clareza que O ATO DE ALFABETIZAR, jamais deverá estar associado unicamente às "quatro paredes de uma sala de aula!" Jamais! Em sua opinião" à medida que um contingente maior de crianças passou a ter acesso à Educação,os números do fracasso escolar,foram se tornando mais alarmantes!Uma unanimidade nacional que na ausência de instrumentos para repensar a prática falida converteu-se em caça aos culpados.Ninguém escapou do temido Banco dos réus: os Alunos,por serem subnutridos,carentes e deficientes, a Escola,por ser uma inexorável máquina de reprodução das Relações de Poder.O Professor,por ser mal pago,mal formado,incompetente!"





Estas e outras Reflexões encontram-se no Livro de Emília Ferreiro! Vale à pena tê-lo em sua Biblioteca particular!!!





Uma Leitura Clara,Dinâmica,Reflexiva e Motivadora!!





Eu li,o reli muitas vezes! Espero que façam o mesmo! Como lidar com tanta Heterogeneidade,se desconheço a origem dela?






Um pequeno Resumo de sua Célebre Biografia:

Emília Ferreiro é Doutora pela Universidade de Genebra,onde teve o privilégio de ser orientada e colaborar com o maravilhoso Jean Piaget.Suas pesquisas sobre alfabetização foram realizadas principalmente na Argentina,onde nasceu,e no México,país que a recebeu e onde é,atualmente,Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos avançados do Instituto Politécnico Nacional. É importante ressaltar,que a sua Biografia é imensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário