domingo, 29 de maio de 2011













Reijane Passos













terça-feira, 17 de maio de 2011

São João chegando Pessoá!!! E o Cantinho do Coordenador já começa a trabaiá!!!

Como sempre faço no mês de Junho,organizo sempre algumas sugestões de atividades para a referida data no intuito de colaborar e socializar algumas práticas com Amigos Coordenadores(as),Professores,Estudantes de Pedagogia,Pais e demais interessados em agregar Ensino diversificado à Prática Pedagógica cotidiana.

Bem,vamos ao que interessa? Uma dinâmica que gosto muito de realizar com meus Professores(as) é a "Quadrilha da interação!"Todos aguardam ansiosamente essa momento de Festa na Escola onde atuo e o aguardavam em outras, pelas quais já passei.Esta técnica é muito indicada para aquelas Unidades de Ensino nas quais onde as Relações interpessoais estão em constante ajuste,ou melhor,em situação de "ALERTA VERMELHO" sempre!
Busco organizar um Grupo único de Alunos,Gestão,Vice-Gestão,Pais,Funcionários
em geral,Familiares, Professores(as) das mais diversas disciplinas (Ensinos Fund.I,II,e Médio)com a finalidade de estreitar vínculos de Amizade,Respeito,Parceria e Cooperação mútuas! Claro que existem uns poucos(as) que não participam nem amarrados(as) Isso é fato! Mas,o que posso fazer?À força não dá mesmo!! Contudo,apesar desses pequenos entraves a nossa "Quadrilha da Interação" sempre acontece, e é um Sucesso!!! Ah!! Antes que esqueça,segue o roteiro de Implementação da Quadrilha"!
  • Os ensaios ocorrem em um determinado dia estipulado e acordado por todos! Os participantes (alunos) recebem 01 ponto em cada disciplina!! E receber pontos!!! Humm!!! Eles amam!!!
  • Os Professores(as) podem formar pares com alunos,Pais,Funcionários,Familiares,outro Professor e por aí vão as Formações!!! Não existe distinção para organização dos pares e os critérios de organização têm por finalidade básica justamente a interação entre todos!! Essa é a mola mestra da "Quadrilha da interação!"
Ao final dos Ensaios é chegado o momento da "Quadrilha da Interação"!
E o resultado ??Sempre fantástico e super divertido!! Só para vocês terem uma idéia no ano passado na minha Escola de atuação o casal de noivos foi formado por
"Seu Zé" assim conhecido e carinhosamente chamado por todos os alunos da Escola (O NOSSO SIMPÁTICO PORTEIRO!!) e Ana Rosa (UMA DAS NOSSSAS PROFESSORAS DE PORTUGUÊS!!) Quem sabe na Escola de Vocês,não seria legal também? Vale à pena pelo menos tentarem não acham?






REIJANE PASSOS

domingo, 15 de maio de 2011

Socorrooo!! Meu Gestor(a) faz tudo errado dentro da Escola!! O que faço?






Êpa confusão do Século!! Nunca vi igual! Quais de nós já não se viu às voltas com alguma ou algumas destas Criaturinhas Meio confusas em se tratando de Organização escolar ? Eu,infelizmente já tive a honra catastrófica de conviver profissionalmente com algumas destas maluquinhas!


É uma verdadeira Piada a desenvoltura destas Figuras nada incomuns e muito facilmente odiadas por Professores,Coordenadores Pedagógicos,
Pais,Alunos ,Funcionários em geral e
demais segmentos. Nesta Orquestra denominada "Escola",às vezes soam algumas notas um pouco desafinadas e em alguns casos,são estas "alopradinhas" as responsáveis por toda essa Confusão Musical! Ou diria,"EDUCACIONAL?"

E eis que surge em meio á este Caos a Super Coordenadora transformando o embaraço em Solução!!! E é justamente aí que começa todo o"Bafafá!"


E aí vocês me perguntam :_ Mas,"Bafafá" por qual razão? Pois eu responderei!!! Na maioria das vezes quando existem certos repetitivos equívocos por parte da Gestão escolar inexperiente nem sempre a ajuda ou mediação dos Coordenadores Pedagógicos é aceita de forma amistosa ,pois,em algumas situações o que poderia ser parceria e ajuda solidária é visto por parte desse segmento como interferência maléfica e intromissão excessivas!!
Por essa razão aconselho sempre aos Navegantes que busquem antes de tudo,o âmago da Questão! Ou seja,não deixe de realizar o seu trabalho da forma correta como sempre realizou;bem como,não embarque neste navio de incertezas!! Lembre-se Você não é a Doidinha da Escola!!! Cuidado!! Muito cuidado viu? Isso Pega!!! kkkkkkkkkkkkkk!!! Ao ser orientada pela"Gestora aloprada" a fazer tudo às avessas respire fundo,conte até 1000 e faça o que tem que ser feito da melhor forma possível e tente mostrar à esta "Pérola encantada"que do jeitinho que sempre faz,acaba ficando bem melhor! Atualmente,os critérios para escolha dos Gestores têm sido a cada dia que vivemos menos rigorosos;sendo assim, a ocupação dos cargos segue critérios de Clientelismo Político e não mais de Conhecimento específico para o exercício da Função de Gestão Escolar!!!
Desta
forma,fica fácil compreender por quais motivos estamos convivendo com tantas Maluquinhas(os) nas Escolas do Brasil!!!


REIJANE PASSOS

sábado, 7 de maio de 2011

O Cantinho do Coordenador Pedagógico parabeniza as Mamães do Brasil!!

border="0"

Quanta responsabilidade tem o peso dessa palavrinha hein? Pessoalmente acredito que Mães verdadeiramente devotadas e apaixonadas por seus Rebentos conseguem transpor as Raias do inimaginável para apreciarem a Felicidade e Realizações daquelas criaturas Frutos do seu Bendito Ventre!!!

A Minha homenagem é destinada à Vocês Mamães do Brasil!!! Vocês sim,minhas amigas Leitoras,Minhas amigas do Lar,as Dentistas,as Operárias,as Professoras,as Ricas,as Pobres,As intelectuais,as Mulheres Simples,as Presidiárias que infelizmente encontram-se afastadas das suas crias por desencontros e desencantos dessa Vida!!! Para todas Vocês,o Meu Respeito e a Minha sincera Homenagem!!!



Beijos da Amiga:


Reijane Passos